Com o dia das crianças se aproximando, me peguei pensando nas brincadeiras que faço com minha filha e os benefícios que trazem para ela e para formar boas memórias na sua infâncias. Escolhi 5 dessas brincadeiras para compartilhar com vocês:

1. Jogos Eletrônicos

Acredito que ao conviver com meu gosto por jogos eletrônicos, minha filha tenha despertado o interesse por jogos. Seja no computador ou no PlayStation 5 🔗, sempre faço questão de estar ao lado dela, como Player 2 🔗, para compartilhar esses momentos e poder apresentar a ela novas experiências artísticas e narrativas.

Pela sua interatividade, os jogos eletrônicos são capazes de oferecer um ambiente de aprendizagem e de criatividade. Admiro demais ver a criança jogando e buscando falhas no jogo que ela possa explorar, um jeito de jogar totalmente diferente do meu.

2. Jogos de Tabuleiro

Mas as brincadeiras não se resumem ao meio digital. Estamos sempre jogando jogos de tabuleiro e nos divertindo juntos. Nossos favoritos são Xadrez 🔗, Vida de Influencer 🔗 e Qual É A Palavra. O clássico Jogo da Vida 🔗 entrou recente na nossa casa, era meu favorito na minha infância e espero que seja na dela também.

Os tabuleiros ajudam a compreender regras, desenvolver disciplina e planejamento. Também são uma oportunidade para "ensinar a perder".

3. Carrinhos e Bonecas

Para estimular ainda mais a imaginação, costumamos construir cidades com pistas de Hot Wheells 🔗 e misturar a brincadeira com outros bonecos e bonecas.

É nossa maneira de criar histórias e imaginar nossos personagens.

4. Experiências científicas

Brincadeiras também são ótimas oportunidades para ensinar o mundo real. Gosto de fazer isso através de experiências científicas caseiras que despertam curiosidade e nos aproximam no fascínio pela ciência. Nem precisa de muitos materiais, às vezes com itens domésticos simples podemos realizar essas experiências como no video abaixo:

Kits de ciência como o do Manual do Mundo 🔗, podem ser um bom ponto de partida para esse tipo de brincadeira.

5. Imaginação

E, por fim, a minha brincadeira preferida: só usar a imaginação. Dá pra fazer a toda hora, em todo lugar e manter a criança entretida além de incentivar a criatividade. Costumamos procurar formas em nuvens, nos imaginar como exploradores no caminho para a escola, improvisar paródias de música e muitas outras situações similares.

Algumas dessas brincadeiras eu até transformei em poesia no livro Poesia Para Começar o Dia 🔗


Os links deste post fazem parte do programa de associado da Amazon. Ao comprar por esses links, você me ajuda a manter este blog no ar.