Em outubro, priorizei algumas leituras já conhecidas, mas também li algumas novas. Busquei reler alguns livros para me trazer algum conforto e resgatar memórias. Eis um breve resumo de cada:
Astrofísica para Apressados 🔗
Uma das leituras mais gostosas sobre ciência que já encontrei. Neil é didático, sucinto e filosófico em suas explicações. É um livro inspirador! Você pode ler parando a cada página para refletir melhor sobre o assunto; ou fazendo marcações para anotar depois; ou simplesmente passar os olhos parágrafo após paragráfo e se deliciar com a narrativa.
Entrevista com o Vampiro - A História de Cláudia 🔗
Há décadas sou fã das Crônicas Vampirescas de Anne Rice e, ao descobrir que havia uma HQ do primeiro livro, não resisti em comprar. É uma bela leitura contada a partir de uma personagem secundária do Entrevista com o Vampiro 🔗, apresentada aproximadamente na metade do livro original se não me falha a memória.
Em "A História de Claúdia", Ashley Marie Witter opta por ilustrar os quadrinhos num tom majoritariamente sépia dando um ar de antiguidade e memórias antigas, pois o livro original são as memórias do vampiro Louis. Em alguns quadrinhos, porém, outra cor se destaca: o vermelho-sangue. O destaque do vermelho quebra a monotonia das cores, provocando ainda mais horror pela condição vampírica dos protagonistas.
Entrevista com o Vampiro também virou uma série live-action pela Amazon Prime 🔗.
Meu Corpo Virou Poesia 🔗
Os poemas de Bruna Vieira conduzem leitores por uma jornada de introspecção e reflexão. Poesias de luto, amor-próprio, independência, amizade contam uma história envolvente. Os poemas sem métrica ou rima divergem bastante do meu próprio estilo, o que me levou a conhecer um outro jeito de ver o mundo e a mim mesmo.
Vários de seus versos me chamaram atenção e pude me identificar com suas palavras, em especial o poema "Sobre a Beleza", do qual destaco as linhas:
A beleza é temporária
mas é o que fazemos quando nos sentimos belos
que geralmente nos torna eternos
...
Kinky History 🔗
Apesar de ter lido apenas metade deste livro, já incluo aqui nas recomendações. Sem tradução oficial para português, eu chamaria este livro de "História Pervertida" numa tradução livre. A Dra. Esmé Louise James conta de forma bem-humorada e leve a jornada humana acerca de nossa própria sexualidade. Usando documentos do passado, pesquisas e estatísticas modernas, Esmé ajuda a compreender melhor vários elementos que compõem a percepção da sexualidade em diferentes épocas e diferentes grupos sociais. É um livro que destrói fake news, preconceitos e mitos.
Mais uma vez, espero que eu tenha ajudado você a encontrar mais boas leituras. Um forte abraço!
Os links deste post fazem parte do programa de associado da Amazon. Ao comprar por esses links, você me ajuda a manter este blog no ar.
