Setembro foi um mês de leituras diversas e fluidas. Além de ter terminado de ler o Senhor dos Anéis pela vigésima vez, ou próximo desse número, também li outras ficções, poemas e textos de não-ficção. Farei um grande resumo do que li.

rAIo 🔗

Este e-book de poemas gerados com Inteligência Artificial, está alinhado com a ideia que defendo de Loop Criativo 🔗 no uso de IAs Generativas. O autor usou um de seus livros, intitulado Tempestade 🔗, para orientar uma IA sobre o estilo que ela deveria seguir ao compor poemas. Então mais do que confiar num resultado semi-aleatório da máquina, o autor conduziu o resultado a partir de uma arte humana já existente.

A Metamorfose 🔗

Reli o clássico de Franz Kafka, pois hávia décadas desde que o lera pela última vez. Na edição e-book que eu li, há também o original em alemão, mas esse texto eu (ainda) não consegui ler :laugh:. A narrativa navega pelo fantástico, pelo absurdo, pelo perturbador e é carregada de emoção. Recomendo bastante.

Torto Arado 🔗

Não é à toa que esse livro é tão premiado. Os personagens são bastante reais, a história nos prende envolta em mistérios e reviravoltas emocionantes. A descrição das características sócio-ambientais do período histórico em que se passa, causa uma sensação de presença dentro da história bastante realista. Contém alguns temas sensíveis que podem despertar emoções pesadas. É um verdadeiro mergulho na situação dos quilombolas após a abolição da escravidão no Brasil e que, infelizmente, ainda vemos ecoar até os dias atuais.

Pequeno Manual Antirracista 🔗

Este livro-de-bolso de Djamila Ribeiro, é um manual que não apenas traz um passo-a-passo, mas também desperta muitas perguntas e questionamentos no leitor. É um livro que merece ser relido frequentemente para que o leitor possa refletir constante sobre suas atitudes.


Espero que eu tenha ajudado você a encontrar mais boas leituras. Um forte abraço!

Os links deste post fazem parte do programa de associado da Amazon. Ao comprar por esses links, você me ajuda a manter este blog no ar.